O Mito de Ícaro
A história da humanidade mostra que o homem sempre
manifestou o desejo de voar. A lenda de Ícaro é um mito grego muito conhecido
que retrata esse sonho. Diz respeito a um inventor grego, Dédalo, que com
objetivo de fugir do exílio na ilha de Minos, levando o filho, Ícaro, construiu
dois pares de asas usando penas de aves e cera.
Quando terminou as asas, Dédalo deu uma delas a Ícaro e
explicou que não voasse muito alto, pois o calor do sol derreteria a cera que
colava as penas da asa, o que provocaria sua queda. Ao iniciar a fuga voando,
rumo ao continente, o garoto ficou deslumbrado e sem levar em conta o conselho
do pai, foi alçando voo cada vez mais alto.
A sua desobediência custou-lhe a vida. A profecia de seu pai
se cumpriu, quando, em certo momento, Ícaro se distraiu e não percebeu que
havia subido mais do que deveria, a cera de sua asa já havia derretido. Sem o
auxílio das asas, o menino caiu no mar e morreu afogado, sem que o pai pudesse
ajudá-lo
O cientista, inventor e artista italiano Leonardo da Vinci
era um homem à frente de seu tempo. Em meados do século XV, estudando o
movimento dos pássaros, ele foi capaz de fazer esboços, esquematizando o
funcionamento de aparelhos bem semelhantes ao helicóptero e o paraquedas.
Os estudos de Da Vinci se baseavam nas inúmeras pesquisas
científicas as quais se dedicava, como gravidade, resistência do ar, anatomia
humana e muitas outras. Os rascunhos que fez nunca se transformaram em
realidade, ele não criou nenhuma dessas máquinas voadoras, mas o fato de
idealizá-las cerca de 500 anos antes de serem inventadas prova que o enorme
interesse do homem em voar nunca teve fim.
A Invenção do Avião - Santos Dumont X Irmãos Wright
No começo do século XX, houve uma corrida para tentar inventar
uma máquina mais pesada que o ar, que pudesse voar. Nessa época, o mundo já
conhecia o balão, o dirigível e os planadores. Mas nenhum desses era capaz de
alçar voo e pousar de forma eficiente.
Em 1903, os irmãos Wright apresentaram o primeiro avião nos
Estados Unidos. O fato ocorreu no estado da Carolina do Norte e foi o teste
mais bem sucedido dos irmãos desde 1900. O avião projetado por eles sofreu uma
série de alterações para que esse primeiro voo pudesse dar certo. Conseguiram,
então, voar por 12 segundos a uma altura de 37 metros com ajuda de uma
catapulta. Houve três testemunhas do feito dos americanos, dois homens da
cidade e um garoto.
Três anos depois, em Paris, o brasileiro Alberto Santos
Dumont voou a 60 metros a bordo de seu avião, o 14-Bis. O evento foi
devidamente registrado e testemunhado por dezenas de parisienses, que ficaram
entusiasmados com a apresentação da nova máquina em frente à torre Eiffel. Na
maior parte do mundo, Santos Dumont é considerado o responsável pelo invento do
avião e não os americanos.
O fato do avião ser uma obra atribuída ao brasileiro se deve
à maior visibilidade que teve seu teste em Paris e ao fato dele ter conseguido
decolar sem nenhum auxílio, como o que ocorreu com os irmãos dos EUA. Embora os
Wright tenham voado primeiro, quem conseguiu voar de forma autônoma foi Santos
Dumont. Na Europa e no Brasil, esse detalhe é levado em conta quando consideram
o brasileiro inventor do avião. Já os norte-americanos consideram a ordem
cronológica das apresentações para definir o verdadeiro criado.
Transformação do Transporte Aéreo
O transporte aéreo se desenvolveu rapidamente. A Segunda
Guerra Mundial se valeu da aviação no transporte de mantimentos para soldados,
armas, pessoas e até para ataques a inimigos. O fluxo de pessoas entre os
continentes tornou-se mais rápido; não demorava meses como as viagens de navio.
A rapidez é com certeza a maior vantagem em utilizar aviões.
O comércio internacional ficou muito mais fácil e dinâmico com a utilização
deles.
O transporte de pessoas via aérea ficou mais acessível nas
duas últimas décadas. A modernização dos aviões e o crescimento do número de
empresas que prestam esses serviços contribuíram para diminuição dos preços das
passagens e aumentaram o fluxo de viagens.
Outros Tipos de Transporte Aéreo
Helicóptero: funciona basicamente a partir do movimento de
hélices no topo da máquina. São mais versáteis que os aviões, permitindo voar
em qualquer lugar. São usados para fins militares, transportes de pacientes em
estado grave para hospitais, vigilância policial e muitos outros.
Balão: podem ser movidos a gás (hélio e hidrogênio) ou ar
quente. Depende muito das condições do clima para decolar com segurança.
Dirigível: são balões que podem ser conduzidos manualmente.
É movido a gás, geralmente hélio ou hidrogênio, por ter densidade menor que a
do ar atmosférico. Em 1929, um dirigível de grande porte, conhecido como
Zepelim, foi usado para fazer uma viagem de volta ao mundo.



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