quarta-feira, 25 de março de 2015

O Sonho de Voar

O Mito de Ícaro

A história da humanidade mostra que o homem sempre manifestou o desejo de voar. A lenda de Ícaro é um mito grego muito conhecido que retrata esse sonho. Diz respeito a um inventor grego, Dédalo, que com objetivo de fugir do exílio na ilha de Minos, levando o filho, Ícaro, construiu dois pares de asas usando penas de aves e cera.
Quando terminou as asas, Dédalo deu uma delas a Ícaro e explicou que não voasse muito alto, pois o calor do sol derreteria a cera que colava as penas da asa, o que provocaria sua queda. Ao iniciar a fuga voando, rumo ao continente, o garoto ficou deslumbrado e sem levar em conta o conselho do pai, foi alçando voo cada vez mais alto.
A sua desobediência custou-lhe a vida. A profecia de seu pai se cumpriu, quando, em certo momento, Ícaro se distraiu e não percebeu que havia subido mais do que deveria, a cera de sua asa já havia derretido. Sem o auxílio das asas, o menino caiu no mar e morreu afogado, sem que o pai pudesse ajudá-lo

 Os Projetos de Leonardo da Vinci

O cientista, inventor e artista italiano Leonardo da Vinci era um homem à frente de seu tempo. Em meados do século XV, estudando o movimento dos pássaros, ele foi capaz de fazer esboços, esquematizando o funcionamento de aparelhos bem semelhantes ao helicóptero e o paraquedas.

Os estudos de Da Vinci se baseavam nas inúmeras pesquisas científicas as quais se dedicava, como gravidade, resistência do ar, anatomia humana e muitas outras. Os rascunhos que fez nunca se transformaram em realidade, ele não criou nenhuma dessas máquinas voadoras, mas o fato de idealizá-las cerca de 500 anos antes de serem inventadas prova que o enorme interesse do homem em voar nunca teve fim.

A Invenção do Avião - Santos Dumont X Irmãos Wright

No começo do século XX, houve uma corrida para tentar inventar uma máquina mais pesada que o ar, que pudesse voar. Nessa época, o mundo já conhecia o balão, o dirigível e os planadores. Mas nenhum desses era capaz de alçar voo e pousar de forma eficiente.
Em 1903, os irmãos Wright apresentaram o primeiro avião nos Estados Unidos. O fato ocorreu no estado da Carolina do Norte e foi o teste mais bem sucedido dos irmãos desde 1900. O avião projetado por eles sofreu uma série de alterações para que esse primeiro voo pudesse dar certo. Conseguiram, então, voar por 12 segundos a uma altura de 37 metros com ajuda de uma catapulta. Houve três testemunhas do feito dos americanos, dois homens da cidade e um garoto.
Três anos depois, em Paris, o brasileiro Alberto Santos Dumont voou a 60 metros a bordo de seu avião, o 14-Bis. O evento foi devidamente registrado e testemunhado por dezenas de parisienses, que ficaram entusiasmados com a apresentação da nova máquina em frente à torre Eiffel. Na maior parte do mundo, Santos Dumont é considerado o responsável pelo invento do avião e não os americanos.

O fato do avião ser uma obra atribuída ao brasileiro se deve à maior visibilidade que teve seu teste em Paris e ao fato dele ter conseguido decolar sem nenhum auxílio, como o que ocorreu com os irmãos dos EUA. Embora os Wright tenham voado primeiro, quem conseguiu voar de forma autônoma foi Santos Dumont. Na Europa e no Brasil, esse detalhe é levado em conta quando consideram o brasileiro inventor do avião. Já os norte-americanos consideram a ordem cronológica das apresentações para definir o verdadeiro criado.

Transformação do Transporte Aéreo
                          
O transporte aéreo se desenvolveu rapidamente. A Segunda Guerra Mundial se valeu da aviação no transporte de mantimentos para soldados, armas, pessoas e até para ataques a inimigos. O fluxo de pessoas entre os continentes tornou-se mais rápido; não demorava meses como as viagens de navio.

A rapidez é com certeza a maior vantagem em utilizar aviões. O comércio internacional ficou muito mais fácil e dinâmico com a utilização deles.
 A única desvantagem é que sua capacidade não alcança o mesmo nível dos enormes navios cargueiros. O que é transportado pelos aviões tem de ser selecionado por tamanho, importância e valor.
O transporte de pessoas via aérea ficou mais acessível nas duas últimas décadas. A modernização dos aviões e o crescimento do número de empresas que prestam esses serviços contribuíram para diminuição dos preços das passagens e aumentaram o fluxo de viagens.

Outros Tipos de Transporte Aéreo

Helicóptero: funciona basicamente a partir do movimento de hélices no topo da máquina. São mais versáteis que os aviões, permitindo voar em qualquer lugar. São usados para fins militares, transportes de pacientes em estado grave para hospitais, vigilância policial e muitos outros.
Balão: podem ser movidos a gás (hélio e hidrogênio) ou ar quente. Depende muito das condições do clima para decolar com segurança.
Dirigível: são balões que podem ser conduzidos manualmente. É movido a gás, geralmente hélio ou hidrogênio, por ter densidade menor que a do ar atmosférico. Em 1929, um dirigível de grande porte, conhecido como Zepelim, foi usado para fazer uma viagem de volta ao mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário